Miomectomia Uterina
A miomectomia uterina é o tratamento conservador dos miomas uterinos mais antigo que existe. A miomectomia consiste na retirada cirúrgica dos miomas uterinos com preservação do útero. Dentre todos os métodos conservadores, a miomectomia é o mais estudado, sendo também alvo de inúmeros estudos comparativos entre os mais diversos tratamentos para os miomas.
Atualmente existem quatro maneiras de se realizar a retirada cirúrgica dos miomas sem a retirada do útero: miomectomia por laparotomia, miomectomia histeroscópica, miomectomia laparoscópica e a miomectomia robótica.
Por décadas a miomectomia por laparotomia, ou seja, através da abertura cirúrgica da parede abdominal, reinou como sendo a única opção no tratamento conservador dos miomas uterinos. Com a evolução da medicina e o surgimento da videoendoscopia, novas técnicas de miomectomia surgiram com a promessa de substituir a técnica convencional. A laparoscopia e a histeroscopia surgiram quase que simultâneas na década de 80, e apresentam constante evolução, principalmente nos equipamentos e nos materiais, até os dias atuais.
E, mais recentemente, a miomectomia robótica tem se mostrado extremamente eficaz em aprimorar ainda mais a técnica laparoscópica, ampliando suas indicações e reduzindo os riscos.