Miomectomia Robótica

A miomectomia robótica é a evolução da miomectomia laparoscópica. A miomectomia laparoscópica assistida por robô (Da Vinci, Intuitive Surgical), também pode ser chamada de miomectomia robótica, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo capaz de realizar a retirada dos miomas com a preservação do útero.

Devemos deixar claro que na cirurgia robótica o robô não opera sozinho. Resumidamente, após o paciente ser anestesiado, o cirurgião posiciona o paciente na mesa operatória, realiza de 4 a 5 pequenas incisões (menores de 1 centímetro) no abdome e introduz as cânulas ou trocarteres por onde entrarão as pinças. Em seguida o cirurgião acopla os braços do robô as cânulas. Neste momento o cirurgião deixa o campo cirúrgico aos cuidados dos cirurgiões auxiliares e da instrumentadora e dirige-se ao console localizado dentro da mesma sala operatória. Neste console, ele coordena todos os movimentos dos braços do robô, da câmera e das pinças, executando o procedimento cirúrgico, propriamente dito.

Dentre as grandes vantagens oferecidas pela cirurgia robótica, podemos listar a visão tridimensional, em alta definição e com aumento de até 15 vezes, dando a sensação ao cirurgião de estar operando de dentro do paciente, com uma visão ainda melhor do que na cirurgia laparoscópica e na cirurgia aberta. Outra vantagem está nos movimentos delicados e precisos realizados pelo braço do robô, filtrando qualquer tipo de tremor ou movimento intempestivo realizado pelo cirurgião em seu console. Quando sentando no console, o cirurgião está confortavelmente numa posição ergonômica, o que possibilita uma maior autonomia do cirurgião, ou seja, chegando ao final de longas cirurgias menos cansado e menos sujeito a erros. E, finalmente, as pinças do robô são diferentes das pinças da cirurgia laparoscópica. Isso porque as pinças do robô possuem em sua ponta, além dos movimentos de rotação, também os movimentos de punho, mimetizando as mãos do cirurgião, possibilitando uma maior amplitude dos movimentos, assim como maior delicadeza, precisão e destreza, tornando, por exemplo, as suturas muito mais rápidas e concisas.

Todas essas vantagens, quando aplicadas ao tratamento dos miomas, especialmente a miomectomia uterina, se traduzem em cirurgias menos dolorosas, com menor tempo de internação hospitalar, mais rápida recuperação e retorno precoce às atividades cotidianas e laborais. Por conta dos movimentos mais precisos e amplos de suas pinças, na miomectomia robótica observamos menor sangramento intraoperatório, devido a maior facilidade de remoção dos miomas da parede uterina, mesmo quando grandes e em maior número, e das suturas mais rápidas e concisas. Com isso, aumentamos a segurança do procedimento cirúrgico e as chances de preservar o útero, mesmo em casos complexos. E, consequentemente, temos que ressaltar o benefício da miomectomia robótica na preservação e recuperação da fertilidade da mulher.

Para maiores informações e outras dúvidas entre em contato

Clique aqui e fale conosco por Whatsapp