Centro de Mioma - Miomas

Os sintomas que os miomas causam nas mulheres – Vídeo #3

O Centro de Mioma iniciou uma nova fase, dando continuidade ao propósito de sempre fornecer informações confiáveis e relevantes sobre os miomas uterinos.

No vídeo de hoje o doutor Michel Zelaquett explica os sintomas que os miomas causam nas mulheres.

Assista:

 

 

Transcrição do Vídeo

Olá sou Michel Zelaquett – diretor do Centro de Mioma e hoje nós vamos falar sobre os sintomas que os miomas causam nas mulheres.

Nós sabemos que os miomas podem acometer cerca de 30 a 40% da população feminina na idade fértil, ou seja, é uma doença bastante prevalente. No entanto, por sorte, a grande maioria das mulheres não têm sintomas, cerca de 70% das mulheres que tem miomas não tem sintomas. No entanto 30% podem surgir com alguns sintomas.

O sintoma mais comum causado pelos miomas é o aumento do fluxo menstrual, é a menstruação excessiva isso daí é geralmente causado por miomas que surgem na cavidade uterina que depois nós vamos tratar sobre os tipos de miomas e relacionados os sintomas.

Outro sintoma bastante comum causado pelos miomas é a cólica, muitas vezes associada ao fluxo menstrual excessivo. Não é uma cólica fora da menstruação, como outros tipos de causas de cólicas como por exemplo a endometriose pode dar cólica não só durante menstruação mas um pouco antes e depois da menstruação. Os miomas  geralmente estão associados ao aumento do fluxo menstrual.

Além disso os miomas eles podem crescer e causar sintomas compressivos. O que são sintomas compressivos? A medida que os miomas vão crescendo eles podem comprimir a bexiga, causando o aumento da frequência urinária, a urgência urinária. É aquela vontade de ir ao banheiro urinar muitas vezes, e muitas vezes a mulher tem muita vontade de urinar,  chega no banheiro e faz pouco e causa a ausência de capacidade de reter a urina muito e ter que ir muitas vezes ao banheiro, duas vezes ao longo de uma viagem tem que parar procurar um banheiro. Isso daí é causado pela compressão do mioma na bexiga.

O aumento do mioma também pode comprimir intestino, causando alterações intestinais, aumento dos gases, com uma prisão de ventre que é a constipação intestinal, e todos também pode está relacionado a miomas muito grande.

Outra questão os miomas quando cresce bastante podem aumentar o volume abdominal,  principalmente em baixo ventre, abaixo do umbigo, a barriguinha pode ficar sobressalente por conta desses miomas aumentados às vezes pode estar associado aumento do volume abdominal aumento de peso, mas tem que se investigar se estão causando sim o aumento do círculo abdominal.

Outro sintoma também pode ocorrer por conta dos miomas volumosos, é a dor durante o ato sexual. A dor durante relação sexual pode ocorrer por conta dessa posição dos miomas a dor também durante a relação também está relacionada a endometriose por isso a importância desse diagnóstico diferencial se os miomas realmente estão causando essa dor durante a relação sexual

Então a gente pode listar os principais sintomas:

  • Aumento do fluxo menstrual
  • As cólicas menstruais
  • Aumento da frequência urinária
  • Aumento do volume abdominal
  • Dor durante relação sexual