Duvidas-no-tratamento-mioma

O que são miomas, onde surgem e outras dúvidas – Vídeo #2

O Centro de Mioma iniciou uma nova fase, dando continuidade ao propósito de sempre fornecer informações confiáveis e relevantes sobre os miomas uterinos.

No vídeo de hoje o doutor Michel Zelaquett explica o que são miomas, onde surgem, a relação dos miomas com os hormônios e a menstruação.

Assista:

 

 

 

Transcrição do Vídeo

Olá eu sou do Michel Zelaquett diretor do Centro de Mioma e hoje nós vamos falar sobre o que são os miomas.

Os miomas são tumores benignos, ou seja os miomas não são câncer, que surgem no útero da mulher. Para você entender onde que esses miomas surgem:

O útero é como fosse aquele coco que a gente bebe água na praia que tem aquela carninha branca de dentro, tem uma casca grossa e aquela caixa verde por fora. Os miomas surgem no útero no equivalente ao corpo naquela casca grossa.

O mioma é proveniente de uma única célula muscular e ele vai desenvolvendo e vai se multiplicando, essas células vão se multiplicando, formando o tumor.

Vale ressaltar que os miomas sempre surgem na parede do útero, às vezes eles surgem mais para dentro, as vezes ele surge mais no meio da parede, às vezes ele surge mais para fora no útero.

São mais comuns em mulheres negras e mulheres que tem um histórico familiar de miomas, como por exemplo mãe, a tia, até mesmo a tia paterna, aumentam a chance de ter os miomas. Mulheres que não têm filhos e principalmente aquelas que entram na faixa dos 30 anos sem filhos têm maior predisposição também para ter mioma.

Os miomas são tumores hormonais, hormônio-dependente, e eles crescem através da ação dos hormônios estrogênio e progesterona, que são produzidos pelos ovários. Por isso que os miomas não nascem em crianças, nem nascem em idosos e mulheres na menopausa, porque eles dependem dos hormônios de estrogênio e progesterona.

A partir do momento que a mulher começa a menstruar na puberdade e ao longo de toda vida fértil dela, até ela entrar na menopausa, esses hormônios vão ser produzidos. E nas mulheres que tem a predisposição para ter mioma, esses hormônios podem estimular o aparecimento e o crescimentos desses miomas.

Quando a mulher entra na menopausa os ovários param de produzir estrogênio e progesterona os miomas tendem a não crescer mais e até mesmo diminuir e não surgem novos miomas, daí a importância da gente entender que os miomas sendo hormônio-dependentes, eles não dependem da menstruação na verdade depende do hormônio. Existe aquela falsa ideia de que o mioma cresce com a menstruação e quando para de menstruar, parar de crescer, não é assim quando fazermos os vídeos sobre tratamentos medicamentosos vamos falar sobre isso.

Então entender que os miomas surgem na parede do útero, entender que os miomas são benignos não são câncer e que eles são hormônio-dependente fazem toda diferença para você entender a doença o diagnóstico e seus tratamentos