Juliana Lima Venancio

Juliana Venancio formou-se em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) no ano 2000. Durante a faculdade já demonstrava interesse pela área hospitalar realizando estágio na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, atendendo pacientes internados nas enfermarias de Clínica Médica do Professor Clementino Fraga Filho. Uma preocupação com a humanização do paciente e a relevância de um trabalho interdisciplinar já eram pontos de interesse em sua formação.
Com o intuito de se aperfeiçoar nesta área, especializou-se em Psicologia Médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ-2001/2003. Posteriormente, especializou-se em Psicologia Oncológica no Instituto Nacional de Câncer/ INCA -2003. Sua atuação se deu na unidade Hospital do Câncer III (HCIII), que trata exclusivamente da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, onde foi realizado trabalhos pré e pós operatórios, atendimentos em grupos e individuais a pacientes e familiares internados neste hospital.
Em 2002 trabalhou no Centro de Qualidade de Vida, HAGLA, fazendo o acompanhamento psicológico a pacientes durante a reeducação alimentar.
Desde então, vem participando de congressos e palestras na área de saúde, buscando sempre ampliar seus conhecimentos e buscar melhores estratégias para lidar com o sofrimento humano diante do adoecer.
Paralelo ao trabalho hospitalar, vem dedicando seus estudos teóricos/clínicos na área de Psicanálise. Desde 2006 é Membro do Instituto de Ensino da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro (SPRJ). Participa ativamente como membro efetivo do Instituto Cultural Freud (Clínica Social e Cultural) desde 2001, realizando supervisões, grupos de discussões clínicas e estudo na área de psicanálise, onde foi diretora presidente de 2010/2011.
Atualmente, Juliana Venancio é psicóloga do Hospital Municipal Miguel Couto, sendo a psicóloga responsável pela Enfermaria de Cirurgia Vascular. A sua atuação é focada na internação, na forma como o paciente vai lidar com este momento permeado por intensa angústia e expectativa, uma vez que muitos pacientes passarão por uma cirurgia mutiladora. Uma escuta atenta a subjetividade de cada paciente é essencial, levando em conta as experiências anteriores, sua personalidade e as situações vividas durante este período. A família e a equipe de saúde também são focos de atuação, buscando um olhar atento a todas as relações estabelecidas neste contexto. Outro trabalho realizado é a resposta de pareceres de outras enfermarias do Hospital, buscando sempre melhorar a qualidade dos vínculos existentes no ambiente hospitalar.
Desde 2009 a psicóloga Juliana Venancio integra o corpo clínico da equipe do Centro de Mioma.

Para maiores informações e outras dúvidas entre em contato

Clique aqui e fale conosco por Whatsapp