Mioma pode causar infertilidade?

Tipos de Miomas – Vídeo #4

O Centro de Mioma iniciou uma nova fase, dando continuidade ao propósito de sempre fornecer informações confiáveis e relevantes sobre os miomas uterinos.

No vídeo de hoje o doutor Michel Zelaquett explica os tipos de miomas.

Assista:

 

 

Transcrição do Vídeo

Olá eu sou Michel Zelaquett – diretor de mioma – E hoje nós vamos falar sobre os tipos de miomas.

Conforme eu havia falado, os miomas surgem na parede do útero, existem basicamente quatro tipos de miomas, baseados em sua localização:

Os miomas ele pode estar localizados na parede do útero esses são os miomas que nós chamamos de intramurais.
Os miomas que podem estar mais na cavidade uterina são os que chamamos de mioma submucosa são próximos da cavidade uterina, do endométrio.
Nós temos também os miomas subserosos que são localizados mais para fora do útero.
E os mioma pediculares, ficam penduradas no útero, eles ficam acoplados ao útero por uma ponte, por um pedículo, por isso que chamamos de de miomas pediculados.

Os sintomas causado por miomas podem estar relacionados diretamente ao sua localização, por exemplos, mioma submucosa são os miomas que causam o aumento do fluxo menstrual ele também associado a cólicas, e a infertilidade.
Os miomas intramurais quando eles não são muito grandes, eles poucos sintomas causam quase nenhum sintoma causa. Quando ele começa a aumentar muito e distorcer a cavidade uterina eles também podem causar o aumento do fluxo menstrual e a infertilidade .
Os miomas subserosos são os que demoram mais tempo para causar algum tipo de sintoma, esses miomas como eles crescem para fora do útero eles não causam hemorragias, nem aumento do fluxo menstrual. No entanto eles podem causar os sintomas compressivos geralmente quando eles ficam grandes, do tamanho maior do que uma laranja, eles começam comprimir a bexiga, pode comprimir o intestino, aumentar o volume abdominal.
Daí a importância de se fazer um diagnóstico precoce, desses miomas e acompanhar o crescimento deste mioma se identificar o momento exato que faz o tratamento
Os miomas pediculados assim como os miomas subserosos também causam pouquíssimos sintomas, porque eles crescem para fora do útero mais uma vez não causam hemorragia então eles muitas vezes só são notados quando eles são muito grande, é possível encontrar miomas pediculados com tamanhos bastante avantajado, por que são miomas que tiveram seu diagnóstico, retardado e o obviamente o tratamento retardado.
Muitas vezes encontramos o mioma fora do útero, subseroso e pediculado, com o volume bastante grande, com o tamanho de uma manga, ou do tamanho de um melão. Isso pode acontecer, mas não é por negligência da mulher, é por não apresentar sintomas.
Então para recapitular são quatro tipos de miomas: Intramurais, submucosos, subserosos e pediculados.