7 duvidas sobre os miomas

Sete verdades sobre os miomas – Vídeo #11

 

No vídeo de hoje o doutor Michel Zelaquett esclarece 7 dúvidas sobre os miomas.

Assista:

 

 

 

 

 

Transcrição do Vídeo

Olá, eu sou o doutor Michel Zelaquett, diretor do centro de miomas, e hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante que são sete verdades sobre os miomas.

Decidimos abordar esse assunto, porque recebemos em nossos canais muitas perguntas

e muitas dúvidas para muitas mulheres.

A primeira pergunta ela é um pouco mais científica sim, mas importante a gente estabelecer:

  • O mioma é câncer?

Resposta: Não. Não é câncer e não se transforma em câncer. O mioma é um tumor benigno que surge na parede do útero e é totalmente benigno.

Outra pergunta muito comum das mulheres que relataram sentir o mioma mexendo na barriga, indo de um lado para o outro, para cima, para baixo…

  • O mioma mexe?

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen.

O que ocorre são miomas bem soltos do útero, ou úteros soltos, e quando a mulher se move sente o mioma caindo, mas é pelo efeito da gravidade. Se a bexiga estiver cheia, o mioma pode subir um pouco mais, pela pressão que a bexiga faz sobre o útero. Mas o mioma não tem pernas para se mexer de um lado para o outro.

  • O mioma tem cabelo ou dentes?

Resposta: Mioma é um tumor muscular, ou seja não tem dente, não tem cabelo. Para quem viu fotos e vídeos, sabe que ele não apresenta essas características. Tumores com cabelo, dentes, são tumores do ovário ou cisto de ovários. E cistos não são miomas.

  • O mioma “come” o bebê quando a mulher está grávida?

Resposta: Não. O mioma não tem boca, não tem cabelo, não tem dente, não come fetos, não anda, não tem perna. Obviamente o mioma não come o feto no abdômen.

Se você estava grávida e depois que descobriu o mioma perdeu o bebê, provavelmente abortou ou nem esteve grávida.

Isso são estórias que ouvimos e não faz sentido algum, o mioma leva ao abortamento (vamos falar disso em outro vídeo) mas não desaparece com o bebê. Isso é um mito e não há nenhum relato científico comprovando que o mioma tenha comido o bebê.

  • Os chás funcionam, especialmente o chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato?

Respostas: Os chás são bons para tratar os sintomas causados pelos miomas.

Existem relatos de mulheres que tem hemorragias, cólicas e que com a utilização do chás os sintomas foram amenizados ou até sumido mas o mioma, ou os miomas, não somem. Se você pensa em tomar esses chás para sumir os miomas, lamento informar: Não vão sumir. Ele podem até diminuir, o que não está comprovado, mas não desaparecem.

Não substitua um tratamento alopático pelo tratamento com chás. As pacientes que perguntam se podem tomar chá, indicamos: tome o chá mas continue em tratamento conosco, recomendamos para aliviar os sintomas desde que não abandone o tratamento original.

  • A menstruação alimenta o mioma?

É uma questão muito importante e muita gente se engana, vamos esclarecer:

Resposta: O miomas surgem na mulher no período entre a primeira menstruação e a menopausa. O Mioma não é alimentado pela menstruação, ele é alimentado pelo sangue que chega ao útero através das artérias uterinas, por isso que é feito a embolização dos miomas, para cortar a alimentação dos miomas.

E o que a menstruação tem a ver com os miomas? A mulher menstrua porque os ovários produzem estrogênio e progesterona, esses sim são nutrientes para que o mioma cresça. Esses hormônios circulam no corpo através da corrente sanguínea e chegam ao útero através da artéria uterina que por sua vez emite ramos para os miomas receberem esse sangue rico em estrogênio e progesterona e esse hormônio que faz a mulher menstruar.

Por isso que quando a mulher entra na menopausa os miomas param de crescer, porque o ovário para de produzir estrogênio e progesterona com isso o sangue que chega ao útero é pobre em nutrientes para os miomas. O mioma na menopausa continua sendo vascularizado no entanto é pobre em nutriente para ele crescer.

Por isso é errado achar que fazendo o uso contínuo do anticoncepcional para suspender a menstruação vai fazer o mioma diminuir, porque não é a ausência de menstruação que faz o mioma diminuir, é a ausência de estrogênio e progesterona.

  • Os miomas voltam depois de um tratamento?

Resposta: Quando os miomas são retirados não voltam.

O que pode acontecer é a recidiva que são NOVOS miomas que surgem no útero e a probabilidade de acontecer é de 30% em até 5 anos, ou seja, 3 em cada 10 pacientes, dessas 3 apenas 1 vai precisar de novo tratamento.

Foram só 7 verdades sobre os miomas, certamente isso vai motivar muitas outras dúvidas, que eu sempre estarei disposto a esclarecer para vocês, basta enviar suas dúvidas para nós, através do Youtube, Facebook, Instagram ou até mesmo nosso site.

Quem sabe faremos um novo vídeo com 7 outras “verdades” sobre os miomas baseado nas dúvidas que foram enviados.

Agradeço mais uma vez, não se esqueça de se inscrever em nosso canal, na nossa newsletter para receber informações.

Muito obrigado.